Como a estratégia equivocada destrói a riqueza do acionista - ARTIGO - Case Sadia - Revista IBEF - 08/2010
01/08/2010
Esse artigo apresenta a íntegra da análise financeira e estratégica que foi publicado de maneira resumida na Revista Exame de Maio de 2009, "Por que a Sadia foi engolida pela Perdigão - e não o contrário".
São detalhados os aspectos técnicos da análise com foco na Criação de Valor ao Acionista VEC®/EVA, compreendendo o histórico de 12 anos, de 1996 a 2007. Procurando avaliar o comportamento e evidências, a análise foi decomposta em informações de 4 períodos distintos, ou seja, de 1996 a 2000, de 2000 a 2007, de 2003 a 2003 e de 2003 a 2005.
Introduziu-se a análise dos ativos operacionais comparando-os com os ativos financeiros e constatou-se que a estrutura de capital adotada pela Sadia e o nível de alavancagem financeira esteve acima da média das empresas.
Enfoque especial é dado para o comportamento dos resultados operacionais do negócio versus o impacto das receitas financeiras oriundos dos valores em aplicações financeiras nos resultados contábeis. Avaliou-se com os resultados econômicos das empresas como também comparou-se a Sadia com a amostra de 35 empresas oriundas da base da Tese.
Conclui-se que somente a análise do comportamento histórico estruturado, com a devida consistência estratégica em finanças corporativas, que a nosso ver, representa a aplicação da metodologia Criação de Valor VEC, foi possível desvendar a relevância das decisões e avaliar o impacto que ocasionaram a importante destruição da riqueza aos acionistas da Sadia.