Por que a Brahma vale mais que a Antárctica - ARTIGO - Case Criação de Valor - Revista EXAME - 10/1999
20/10/1999
Conteúdo da reportagem: evidências com os indicadores tradicionais de análise versus as respostas da metodologia de Criação de Valor. Esta reportagem é um resumo do artigo publicado na Revista ABAMEC-SP de março de 2000. Na época, a publicação destes dois artigos coincidiu com a origem da fusão entre estas duas Cias., nascendo a AMBEV, conforme comunicação ao mercado em julho de 1999. Embora as duas empresas apresentassem lucro contábil, demonstrou-se que a Brahma Criava Valor ao Acionista enquanto a Antarctica Destruía a Riqueza do Acionista. Tecnicamente foi possível verificar que a estratégia de negócio da Brahma estava alicerçada na aplicação da metodologia do VEC® ou EVA, Criação de Valor ao Acionista e a Antarctica não. A metodologia com foco na Criação de Valor ao Acionista VEC utiliza conceitos contemporâneos de estratégia e finanças corporativas, o que resulta em conhecer o resultado econômico dos negócios. Dentre outros conceitos, o resultado econômico considera o custo de capital dos ativos, diferente da abordagem tradicional de análise de empresas que apura o lucro contábil. A metodologia de Criação de Valor ao Acionista também proporciona alinhamento de interesses entre os dirigentes e os acionistas, de tal forma que a remuneração variável dos gestores é vinculada a geração de valor ou VEC-EVA.