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Renner, Brahma e Antárctica - Caso de Criação de Valor-VEC e de F&A - Artigos


Lojas Renner: Uma História de Criação de Valor - ARTIGO - Case - Revista RI - 08/2018
09/08/2018
Artigo com uso da Criação de Valor-VEC e o exemplar desempenho da Lojas Renner, comparando-a com a ex-controladora JCPenney e também com as americanas Sears, Amazon e Walmart. Através da leitura em US$ do modelo VEC 2005/2017, revela-se expressiva Criação de Valor da Renner e como sua ex-controladora JCP destruiu valor. A Renner valia 2,6% em 2005, mas em 2017 vale 7x o valor de mercado da JCP.
Criar valor é criar riqueza - Análise: case Brahma - ARTIGO - Revista da ESPM - 07/2001
01/07/2001
O artigo descreve os conceitos e a aplicação da metodologia de Criação de Valor ao Acionista VEC®/EVA". Com um exemplo empírico, apresentou as informações financeiras comparativas da Brahma para o período de 1995-1998. Estas têm como base de dados às empresas da amostra da Tese de 2001. Contrastando com os indicadores tradicionais, o uso da Criação de Valor demonstrou vantagens ao evidenciar os resultados econômicos. É importante mencionar que a qualidade da análise apresentada no artigo está alicerçada na aplicação das formulas usadas pela metodologia Criação de Valor VEC®. Os gráficos demonstram os principais drivers de Valor, indicadores relevantes que foram usadas viabilizando decisões gerenciais acertadas. Como resultado, observou-se importante vantagem competitiva da empresa, um diferenciador de gestão que distinguiu a Brahma perante as demais empresas.
Criar valor é criar riqueza - A metodologia de Criação de Valor-EVA/VEC - ARTIGO - Revista da CVM - 01/2001
01/01/2001
O Objetivo do artigo é demonstrar os conceitos e a aplicação da metodologia de Criação de Valor ao Acionista VEC®/EVA. Com um exemplo empírico, apresentou as informações financeiras comparativas da Brahma para o período de 1995-1998. Estas têm como base de dados as empresas da amostra da Tese de 2001. Contrastando com os indicadores tradicionais, o uso da metodologia do Lucro Econômico ou Criação de Valor VEC® demonstrou vantagens por evidenciar os resultados econômicos. Os gráficos demonstram os principais drivers de Valor, fatores relevantes que foram usadas viabilizando decisões gerenciais acertadas. Como resultado, observou-se importante vantagem competitiva da empresa, um diferenciador de gestão que distinguiu a Brahma perante as demais empresas.
Empresas criam ou destroem a riqueza dos acionistas - ARTIGO - Case Brahma e Antárctica - Revista ABAMEC-SP - 03/2000
01/03/2000
É o primeiro estudo com evidências empíricas comparando a Brahma com a Antárctica usando a metodologia de Criação de Valor ao Acionista-VEC®/EVA®. Demonstra que a Brahma Criava Valor ao Acionista enquanto a Antárctica Destruía a Riqueza do Acionista. Os pontos fortes e as fragilidades destas empresa é, fundamentado com a metodologia do Lucro Econômico, também chamada de Criação de Valor-VEC®/EVA®.
Criação ou destruição da riqueza - O uso da metodologia EVA/VEC - ARTIGO - Revista Conjuntura Econômica - 01/2000
01/01/2000
Com um exemplo empírico, demonstra-se os conceitos e a aplicação da metodologia de Criação de Valor ao Acionista VEC®/EVA. Apresenta-se as informações financeiras comparativas da Brahma para o período de 1995-1998, tendo como base de dados às empresas da amostra da Tese de 2001. Contrastando com os indicadores tradicionais, o uso da metodologia do Lucro Econômico ou Criação de Valor VEC® demonstrou vantagens por evidenciar os resultados econômicos. Os gráficos demonstram os principais drivers de Valor, fatores relevantes que foram usados viabilizando decisões gerenciais acertadas. Como resultado, observou-se importante vantagem competitiva da empresa, um diferenciador de gestão que distinguiu a Brahma perante as demais empresas.
Por que a Brahma vale mais que a Antárctica - ARTIGO - Case Criação de Valor - Revista EXAME - 10/1999
20/10/1999
Conteúdo da reportagem: evidências com os indicadores tradicionais de análise versus as respostas da metodologia de Criação de Valor. Esta reportagem é um resumo do artigo publicado na Revista ABAMEC-SP de março de 2000. Na época, a publicação destes dois artigos coincidiu com a origem da fusão entre estas duas Cias., nascendo a AMBEV, conforme comunicação ao mercado em julho de 1999. Embora as duas empresas apresentassem lucro contábil, demonstrou-se que a Brahma Criava Valor ao Acionista enquanto a Antarctica Destruía a Riqueza do Acionista. Tecnicamente foi possível verificar que a estratégia de negócio da Brahma estava alicerçada na aplicação da metodologia do VEC® ou EVA, Criação de Valor ao Acionista e a Antarctica não. A metodologia com foco na Criação de Valor ao Acionista VEC utiliza conceitos contemporâneos de estratégia e finanças corporativas, o que resulta em conhecer o resultado econômico dos negócios. Dentre outros conceitos, o resultado econômico considera o custo de capital dos ativos, diferente da abordagem tradicional de análise de empresas que apura o lucro contábil. A metodologia de Criação de Valor ao Acionista também proporciona alinhamento de interesses entre os dirigentes e os acionistas, de tal forma que a remuneração variável dos gestores é vinculada a geração de valor ou VEC-EVA.
Artigos e Entrevistas

Gestão Financeira: EBITDA é um bom indicador? - ARTIGO - 3ª Atualização da Tese - Jornal Gazeta Mercantil - 06/2006

EBITDA: Fluxo operacional de caixa pode ser pequena fração do EBITDA. Estudo acadêmico mostra a diferença de R$ 19,5 bi entre os dois indicadores em 24 meses - Jornal Valor Econômico - 04/2012

Revista VOCÊ S/A - As boas pedidas de 2016 - Aplicações e riscos envolvidos

Cinco companhias abertas brasileiras criam valor, diz Estudo -Jornal DCI - 2ª Atualização da Tese


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