Oscar Malvessi - Consultoria em Valor
Home Imprimir Contato
Origem da Metodologia

A utilização desse método de análise de empresas iniciou-se na década de 80 nos EUA com a divulgação do EVA® - Economic Value Added, marca registrada da empresa Stern Stewart, de Nova York. Entretanto, é a partir dos anos 90 que começam a surgir as primeiras informações e publicações sobre a conveniência e o sucesso de sua aplicação quanto ao foco na geração de valor pelas empresas.

A abordagem de Criação de Valor ao Acionista se utiliza dos conceitos da Gestão Baseada em Valor (VBM- Value Based Management), ou seja, fatores que estão inseridos no V E C - Valor Econômico Criado. A sua correta implementação nas empresas constitui privilégio de poucos e experientes profissionais no mercado: os Consultores da OSCAR MALVESSI Consultoria em Valor.

Uso da Metodologia

Várias empresas de sucesso, que constam no ranking das "500 da Fortune", já utilizam a metodologia com foco na Criação de Valor ao Acionista, como: Coca-Cola, Wal-Mart, IBM, CalPERS, CS Firts Boston, ABN Amro, Alcan, Bestfoods, Barlays, Briggs & Stratton, Cadbury Schweppes, Dow Chemical, Eli Lilly, Gilette, Guinness, HSBC, Herman Miller, Lloyds TSB, JCPenney, Nestlé, Pillsbury, Roche, Siemens, SPX Co., Xerox, Quaker Oats, U.S. Postal Service, entre outras.

No Brasil, empresas importantes já estão se beneficiando com a adoção desta abordagem obtendo melhoria na competitividade e melhores resultados. Entre elas, citamos: Brahma* (AmBev), Aços Villares, ALL Logística, Andrade Gutierrez, Alcan, Banco Itaú, Braskem, BR Distribuidora, Camargo Corrêa, CCR Rodovias, Embratel, Gafisa, Globopar, Lojas Americanas, Klabin, Marcopolo, Perdigão, Ripasa, Souza Cruz, Spal, Telemar, Telemig Celular, Ultrapar, Usiminas, VCP, Votorantim, Vale do Rio Doce.

* Vide em artigos e entrevistas as pesquisas sobre as empresas brasileiras e o exemplo de Criação de Valor pela Brahma (AmBev)
Artigos e Entrevistas

Remuneração Executiva e Geração de Valor - Abril 2017 - 10ª Atualização da Tese

Revista IBEF - Confortavelmente acomodados no engano - O EBITDA versus o Fluxo Caixa Operacional

Revista Reficont - Remuneração Executiva e o impacto na Geração de Valor - 8ª Atualização da Tese

Revista Supermercado Moderno - Cencosud-Bretas. Aquisições têm nova cara


© 2017 - Oscar Malvessi - Consultoria em Valor

Av. Paulista, 807, 23º andar, Conj. 2309
01311-100- São Paulo - SP - Brasil